sexta-feira, 29 de junho de 2012

Fiat começa a produzir o sedã Viaggio em sua 1ª fábrica na China




Fiat começou nesta quinta-feira (28) a produzir o sedã Viaggio na estreia de sua primeira fábrica na China, voltada ao mercado local. A planta fica na província de Hunan e é o resultado de um investimento de US$ 786,7 milhões entre a montadora italiana e a chinesa GAC, a sexta maior montadora do país. A meta é produzir 140 mil unidades do Viaggio ao ano.
O modelo, que é feito na mesma plataforma do Dodge Dart -a Fiat comprou a Chrysler no ano passado-, e foi apresentado no Salão de Pequim, em abril passado. Ele é equipado com motor 1.4 T-Jet, de 120 ou 150 cavalos (dependendo da versão), acoplado a um câmbio automático de cinco marchas ou à nova transmissão automatizada da Fiat, de dupla embreagem e seis velocidades.



"Estamos chegando muito atrasados", disse o CEO da Fiat Sergio Marchionne nesta quinta, sobre a abertura da planta na China, segundo reportagem do "Detroit News". "Temos muito trabalho a fazer". A montara italiana foi uma das últimas a investir na produção de carros no maior mercado atualmente no mundo. O objetivo da Fiat é alcançar a marca de 200 mil carros vendidos na China até 2014, informou o gerente-geral da joint-venture, Jack Cheng, em abril passado.A Guangzhou Auto (GAC) é a terceira parceira da montadora na China. Antes disso, a companhia já havia se aliado à Nanjing Automobile Group Corp, encerrada em 2007, quando ela foi comprada pelo SAIC Motor Corp, e à Chery, cuja joint-venture terminou dois anos depois.


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Chegam ao mercado os novos Fiat Palio Weekend, Strada e Siena EL: mais atraentes, modernos e completos

Com o compromisso de produzir sempre modelos cada vez mais em sintonia com os desejos do consumidor, a Fiat apresenta os novos Palio Weekend, Strada e Siena EL. Sucesso em seus segmentos, eles receberam agora em sua linha 2013 novas soluções estéticas e de acabamento, além de novas versões e uma listas de conteúdos bastante completa. Tudo isso resultou em uma gama de produtos muito mais moderna, equipada e segura.

A evolução de estilo alcançou tanto o sedã quanto a picape e a station wagon. Com design atual e elegante, os novos modelos chegam mais atraentes e competitivos à rede de concessionárias. O Centro Estilo Fiat América Latina desenvolveu novas soluções para a parte frontal dos veículos que os deixam com um visual muito mais moderno e bonito. Outro ponto forte trabalhado pelos designers da Fiat foi o interior dos carros, onde o conforto e a praticidade foram devidamente privilegiados. O bem-estar interno também incluiu a adoção de novos sistemas de som, alinhados com os novos anseios do mercado.

Os novos modelos também chegam ao mercado muito mais completos e com um excelente custo-benefício, o que os tornam bastante competitivos. A nova picape Strada - líder de mercado há 12 anos consecutivos em seu segmento – agrega novidades para continuar atraindo cada vez mais a preferência do consumidor. Agora ela ganha em sua linha a nova motorização E-torQ 1.6 16V, que se soma às Fire 1.4 e E-torQ 1.8 16V, e passa a oferecer a Cabine Dupla em todas as versões. Já o novo Palio Weekend está disponível em quatro versões, que tem à sua disposição três motorizações: Fire 1.4, E-torQ 1.6 16V e E-torQ 1.8 16V. Enquanto que o sedã Siena EL, que mantém identidade própria, vem com uma lista de equipamentos muito completa frente aos seus concorrentes e opções de motores Fire 1.0 e 1.4.

A versão Adventure, a mais desejada dos Fiat Palio Weekend e Strada, também está disponível com o câmbio Dualogic® e o bloqueio de diferencial Locker – a Fiat é a primeira montadora do mundo a oferecer um veículo com diferencial blocante na tração dianteira. Já em termos de segurança, o conceito HSD (High Safety Drive), composto por air bag duplo e freio ABS com EBD, está ainda mais presente na lista de equipamentos de série dos novos modelos 2013.

Novos desenhos: mais atuais e atraentes

Com detalhes sutis que os diferenciam, o novo frontal dos Fiat Palio Weekend, Strada e Siena apresenta um visual renovado, que se conecta harmoniosamente com a lateral e a já consagrada traseira dos veículos. O para-choque mais volumoso e de linhas limpas, elegantes e modernas em conjunto com os faróis passa um maior size-impression aos novos modelos. Ele traz uma nova grade superior com desenho em colméias e uma barra horizontal cromada, remetendo ao family feeling Fiat. Na parte inferior do para-choque, destaque para o novo design que aumenta o dinamismo da área dos faróis de neblina e da grade inferior, alargando e abaixando o carro.

As versões Adventure também receberam um novo para-choque. Ele traz um visual mais robusto, uma característica consagrada dessa linha, mas ao mesmo tempo com um toque mais “cidade”. Este novo para-choque também dá a sensação de um carro mais alto com o peito de aço se integrando perfeitamente ao desenho da versão.

Externamente ainda foi criado um conjunto de novas rodas e calotas para os veículos 2013. Um dos destaques é a nova roda de 16 polegadas para a versão Adventure, com pneus de uso urbano.

O Centro Estilo Fiat também trabalhou para buscar o máximo de originalidade e um aspecto clean e funcional ao interior dos modelos. Isso gerou um habitáculo com formas suaves e elegantes, além de mais confortável.

O interior dos modelos recebeu tecidos mais nobres nas forrações, novo volante, quadro de instrumentos com novas grafias que melhoraram a leitura e a assimilação das informações transmitidas, além de inúmeros itens de conveniência como porta-copos, objetos e revistas. A soma de todos esses elementos resultou em um ambiente interno mais agradável, harmônico e funcional.

O tema principal do design do interior são as formas em alto relevo, bem caracterizadas na nova tampa do air bag, nas novas saídas de ar e na parte central do painel de instrumentos, chegando aos detalhes no quadro de instrumentos, nas molduras da bússola e do inclinômetro nas versões Adventure e até nas bolsas porta-objetos das portas dianteiras.

A preocupação com o design interno pode ser percebida também nos cromados presentes em algumas versões, que trazem requinte às saídas de ar e aos comandos do sistema de climatização. Já o rádio integrado com acabamento preto brilhante e o porta-objeto com tampa corrediça na parte central do painel são soluções encontradas para os nossos modelos, que estão presentes em categorias de carros superiores.

Os novos volantes com linhas fluídas oferecem muito conforto e boa empunhadura. A moldura central deles permite algumas variações de acabamento, e os cuidados com os detalhes podem ser notados nos comandos para controle do rádio e também do sistema Dualogic®.

Nova Strada: picape para todas as situações

A picape Strada é líder de vendas não só em seu segmento como também entre todos os comerciais leves. Agora o novo Fiat Strada chega com um visual ainda mais belo e moderno, também traz mais praticidade e conforto, além de uma nova gama - a mais completa de seu segmento. A nova picape Strada acentua as características de versatilidade, com ótima aptidão para o trabalho mas sem abrir mão dos atributos de um carro de passeio. Com excelente capacidade de carga em todas as opções de cabine, o novo Fiat Strada chega com novidades que enriquecem ainda mais suas qualidades, aumentando sua atratividade e competitividade no mercado.

A nova gama da picape Strada é formada por nove versões, composta pelas Cabines Simples, Estendida e Dupla, três níveis de acabamento (Working, Trekking e Adventure) e agora também com três diferentes motorizações: Fire 1.4 HP, E-torQ 1.6 16V e E-torQ 1.8 16V.
Além disso, a nova linha 2013 conta com excelente posicionamento de preços e uma extensa lista de conteúdos de série e opcionais ― alguns deles, exclusivos no segmento.

Internamente, a nova picape Strada recebeu novos painéis com novos difusores de ar e quadro de instrumentos com grafia mais moderna e diferenciada para cada versão. Os bancos ganharam uma nova estrutura e novos tecidos na sua forração, assim como os painéis das portas. Os sistemas de movimentação longitudinal dos bancos foram revistos para maior facilidade de operação. E para aumentar o conforto, o modelo vem com um apoio para o pé esquerdo do motorista.

Na linha 2013 da picape Strada, a versão de entrada agora traz um visual mais atraente e forte, além de mais completa e confortável, o que a deixa com uma excelente relação custo-benefício em sua categoria: a Strada Working vem equipada com motor 1.4 e com três opções de cabines - Simples, Estendida e Dupla.

Na Strada Working, a versão mais comercial, uma das novidades fica para o interno do veículo: mais prático, confortável e requintado. Como versão de entrada, a Working também sai muito bem completa de fábrica, conta com itens como trip computer, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, cintos de segurança retráteis de três pontos com regulagem de altura, follow me home, retrovisores externos com comando interno, apoio para o pé (lado do motorista), grade protetora do vidro traseiro, porta-escadas, tampa da caçamba ― removível ― com chave, ganchos para amarração de carga na cabine e na caçamba e porta-objetos nas portas. Como opcionais, ela oferece o sistema HSD, direção hidráulica, ar condicionado, volante com regulagem de altura, janela traseira corrediça, faróis de neblina, capota marítima, rádio Connect CD MP3, viva voz Bluetooth® e entrada USB.
Com o novo para-choque dianteiro e a nova grade, assim como as novas rodas e calotas, e os retrovisores externos na cor do veículo, a versão Trekking ganha ainda mais força e robustez com a presença do novo propulsor E-torQ 1.6 16V, que desenvolve potência de 115 cv (gasolina) e 117 cv (etanol). Outra grande novidade do Fiat Strada Trekking 2013 é a nova versão Cabine Dupla. Agora a picape Strada conta com os três tipos de cabines, ampliando as alternativas para os usuários. A versão Trekking também passa a contar na lista de série com o conceito HSD ― High Safety Drive ― composto por air bags dianteiros e freios ABS com EBD, além de vidros e travas elétricos. Esta versão, que já era bem equipada com itens como direção hidráulica e faróis de neblina, agora ganhou mais conteúdos de série que a deixa ainda mais completa, confortável e segura, reforçando a imagem de sofisticação. Ela ainda oferece como opcionais itens como ar-condicionado, capota marítima, volante de couro com comandos do rádio (6 botões), rodas de liga leve 14”, rádio Connect CD MP3/WMA e teto solar.

A picape Strada Adventure (Cabine Estendida e Dupla), que prima pelo interior sofisticado e pelo design exclusivo que remete a um produto mais robusto, chega com a nova frente imponente e moderna. No interior, o painel foi idealizado com novos difusores de ar e nova serigrafia exclusiva da versão para o quadro de instrumentos.

Entre os itens destacados desta versão, o diferencial blocante Locker ― único no segmento. Outro ponto forte é a versão Cabine Dupla Dualogic, exclusiva no segmento de picapes compactas, que proporciona maior conforto. O novo volante de três raios pode contar com os controles do rádio e borboletas para as mudanças de marchas quando o câmbio escolhido for o Dualogic. A nova Adventure inclui também na sua lista de equipamentos o sistema de som Rádio CD/MP3 ou Rádio CD/MP3-Connect com porta USB e conexão Bluetooth® para o celular.

Para a versão top da picape está reservada a motorização mais potente: a E-torQ 1.8 16V com potência de 130 cv (gasolina) e 132 cv (etanol). A esportividade da versão Adventure também é acentuada pelos estribos laterais antiderrapantes, bússola e inclinômetro longitudinal e transversal, faróis de profundidade, molduras nas caixas de rodas exclusiva Adventure, pneus de uso misto, mais proteções laterais das portas com inscrição Adventure. As rodas, também com novo design, são de aro 15” e, opcionalmente, podem vir com aro de 16” e pneu de uso urbano.

Muito bem equipada, a picape Adventure traz entre os conteúdos de série HSD ― High Safety Drive ― composto por air bags dianteiros + freios ABS com EBD, vidros e travas elétricos, ar condicionado, mas o consumidor ainda pode complementá-la com itens como bancos revestidos parcialmente em couro bicolor, teto solar e capota marítima.


Novo Palio Weekend: para todos os gostos

O Fiat Palio Weekend se posiciona de formas diferentes para seu consumidor. As versões Attractive e Trekking primam pelo espaço interno, espaço do porta-malas e pela grande praticidade e características familiares. Já a versão Adventure, além de reunir esses quesitos, incorpora aspectos de arrojo, esportividade e aventura. Faz parte da sua constituição maior altura do solo, suspensão reforçada, pneus de uso misto, robustez, força, enfim, atributos que garantem diversão off road light.

É mantendo esse conceito que o novo Palio Weekend recebeu uma série de inovações. Com uma gama que abrange quatro versões (Attractive, Trekking, Adventure e Adventure Dualogic) e três opções de motorização - Fire 1.4 Flex, com potência de 85 cv (gasolina) e 86 cv (etanol); E-torQ 1.6 16V, que desenvolve potência de 115 cv (gasolina) e 117 cv (etanol); e a mais potente E-torQ 1.8 16V, com 130 cv (gasolina) e 132 cv (etanol) -, a linha recebeu significativas mudanças visuais externa e interna.

O novo frontal com um design mais moderno e elegante, e também mais robusto, no caso da Adventure, combina com as novas rodas de liga leve, que opcionalmente, podem vir com aro de 16 polegadas e pneus de uso urbano. O novo interior oferece o máximo de conforto e funcionalidade, para tanto, recebeu uma série de novidades: parte central do painel com novos difusores de ar, arquitetura elétrica redefinida, bolsas porta-objetos nas portas agora com porta-garrafas, porta-óculos e revistas, novo volante, novo apoio para o pé do motorista e nova chave Telecomando para as versões Trekking e Adventure.

Cada versão apresenta uma grafia exclusiva para os novos quadros de instrumentos da linha Palio Weekend, com os seguintes equipamentos: velocímetro, conta-giros, marcador de temperatura da água gradual, display digital que reúne informações de relógio, trip computer, My Car Fiat e indicação de nível de combustível.

O novo Palio Weekend recebeu também cuidados na forração interna ― bancos e portas ― com a adoção de novos tecidos, além de uma nova estrutura para os bancos, que facilitam sua operação na regulagem de altura e longitudinalmente.

Os novos volantes de três raios podem trazer comandos para o rádio e borboletas para a troca de marchas, se o câmbio for Dualogic. O novo modelo ainda pode vir equipado com sistema de som Rádio CD/MP3 ou Rádio CD/MP3-Connect com porta USB e conexão Bluetooth® para o celular.

Outro detalhe muito importante da linha Palio Weekend é a presença, de série em todas as versões, do conceito HSD ― High Safety Drive ― composto por air bags dianteiros e freios ABS com EBD.

Além do HSD, o novo Palio Weekend tem uma extensa lista de conteúdos que privilegiam o conforto, praticidade e segurança. A versão Attractive equipada com motor Fire 1.4 tem maçanetas, retrovisores externos, para-choques, minissaias laterais e aerofólio traseiro na cor do veículo e traz entre os seus itens de série alertas de limite de velocidade e manutenção programada, Trip Computer (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, direção hidráulica, Follow me home, brake light, entre muitos outros. A lista de opcionais desta versão também é bem completa. Alguns deles: barras longitudinais no teto, ar-condicionado, vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento, banco traseiro bipartido e comando rádio no volante.

A versão Trekking do Palio Weekend tem como diferencial da Attractive: motor E.torQ 1.6 16V, barras longitudinais no teto, moldura nas caixas de roda, faróis biparábola com canhões negros e moldura cromada, grade frontal na cor preta, mais maçanetas, soleira externa das portas e aerofólio traseiro também na cor preta, suspensão elevada e iluminação do porta-malas. Alguns dos seus opcionais: ar-condicionado, chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas; sensor de estacionamento traseiro, banco traseiro bipartido e comando rádio no volante.

Com um visual exclusivo, que vem com barras longitudinais no teto com brake light integrado, faróis de profundidade, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas e grade frontal cromada, o novo Palio Adventure é muito completo em equipamentos. Ele traz a mais dos itens de série da Trekking: motor E.torQ 1.8 16V, mais ar-condicionado, Trip Computer B, bússola e inclinômetros longitudinal e transversal, acabamento cinza na parte central do painel de instrumentos, indicador de portas e porta-malas abertos, protetor de cárter, chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas, entre outros.

Entre os seus opcionais encontra-se o Locker (bloqueio do diferencial), bancos revestidos parcialmente em couro, vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento, sensor de estacionamento traseiro, subwoofer, comando do rádio no volante e volante com alavancas de seleção das marchas tipo borboleta (para a versão Dualogic).


Novo Siena EL, mais atual e rico em conteúdo

Reconhecido pela sua excelente participação de mercado, o Fiat Siena EL, a versão de entrada do modelo, chega ao mercado oferecendo aos consumidores um carro moderno, confortável, com design atual e atraente, rico em conteúdo, e preço mais acessível na faixa de entrada do segmento. Disponível nas versões EL 1.0 e EL 1.4, a linha recebeu novo para-choque dianteiro em ambas as versões, novas rodas de liga leve e calotas com design mais atuais. Internamente, destaque para os bancos com revestimento em novo tecido, novo volante de três raios, porta-objetos, bolsas porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros, porta-óculos e porta-objetos móvel tipo “copinho”.

A parte central do painel também foi revista, assim como o quadro de instrumentos com fundo preto que dispõe de: velocímetro, conta-giros, marcador de temperatura da água e display com relógio, trip computer, My Car Fiat e indicador de nível de combustível. O sistema de som também apresenta novidades e pode ser composto por novos rádios CD/MP3 e CD/MP3/Connect com porta USB e conexão para iPod e Bluetooth. Ganhou também nova arquitetura elétrica, e os bancos receberam uma estrutura que facilita sua regulagem na movimentação longitudinal. Para maior conforto do motorista o EL vem com apoio para o pé.

Externamente, o modelo se destaca pela grade frontal com acabamento cromado, para-choques e minissaias laterais na cor do veiculo, mais maçanetas e retrovisores externos na cor preta. Bem equipado, também estão em sua lista de série: alertas de limite de velocidade e manutenção programada, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque do combustível, Follow me home, desembaçador do vidro traseiro temporizado, revestimento porta-malas completo, tomada 12V, entre outros itens.
O Siena EL pode vir com motor Fire 1.0 Flex com potência de 73 cv (gasolina) e 75 cv (etanol) e torque de 9,5 kgfm (gasolina) e 9,9 kgfm (etanol); ou o propulsor Fire 1.4 HP Flex, com potência de 85 cv (gasolina) e 86 cv (etanol) e torque de 12,4 kgfm (gasolina) e 12,5 kgfm (etanol).

Com uma lista bastante completa para a sua categoria, o consumidor tem ainda a opção dos seguintes equipamentos: HSD (High Safety Drive – air bag duplo mais freios ABS com EBD), ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos com one touch e antiesmagamento, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch, travas e retrovisores externos elétricos, rádio Connect CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, viva-voz, Bluetooth®, entrada USB, rodas de liga leve e faróis de neblina.

Fonte: Fiat.com.br/novidades


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Como a queda do IPI beneficiou quem optou por consórcio


Quem já tinha carta de crédito em mãos, mas deixou para comprar carro após a redução,
ficou com poder de compra maior

A redução do IPI de veículos anunciada pelo governo no dia 21 de maio pode ter suscitado
dúvidas em quem estava pagando as parcelas de um financiamento ou em vias de comprar um carro.Para quem pagou à vista ou já estava financiando um carro na ocasião, nada vai mudar. Infelizmente essas pessoas não devem conseguir benefício algum com a redução de preços dos automóveis. Já quem optou por um consórcio acabou se saindo bem.
De todos os consumidores que decidiram parcelar a compra do seu carro, os que obtiveram a carta de crédito antes da redução do IPI e ainda não adquiriram o veículo foram os mais beneficiados. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), a carta de crédito concedida antes da redução dos preços dos carros ainda não previa esse corte. Portanto, ela terá um poder de compra maior.

Ainda segundo a ABAC, o consorciado contemplado poderá usar a carta de crédito para quitar o carro e utilizar os recursos restantes para pagar pela documentação e até abater as parcelas futuras do consórcio.
Quem já estava em um consórcio, mas ainda não havia sido contemplado, será beneficiado em menor escala. A queda no preço do veículo será revertida em uma queda proporcional no valor das parcelas e, consequentemente, no valor da carta de crédito. Isso porque as cartas de crédito tomam como referência os preços reais dos veículos. Portanto, esse consumidor será beneficiado como qualquer outro que quisesse comprar o carro à vista, por exemplo. A diferença é que estará pagando o carro parceladamente antes de comprá-lo de fato.

Ocorre que o inverso também é verdadeiro. A orientação da ABAC é que, em um país em que o
governo costuma dar esse tipo de incentivo tributário à indústria, o consumidor que tenha uma carta de crédito em mãos compre o veículo imediatamente. A atual redução de IPI, por exemplo, vai só até o dia 31 de agosto. As cartas de crédito obtidas até esta data terão um poder de compra menor, e poderão ser insuficientes caso o consumidor decida comprar seu veículo após o término do prazo do benefício tributário.

Segundo a ABAC, porém, mesmo neste caso o consumidor pode usar a carta de crédito em mãos
para barganhar, ainda que seu valor de compra esteja reduzido frente a uma eventual alta de preços por conta do fim do benefício. Isso porque a carta de crédito funciona como se fosse um pagamento à vista para a concessionária, o que permite ao consumidor negociar para tentar obter o preço antigo.

Da mesma forma, quem ainda estiver pagando as parcelas depois que o prazo da medida tiver
terminado terá seu valor reajustado para cima.

Financiamentos

Com os financiamentos já é diferente. A princípio, quem já estava pagando as parcelas do
financiamento na data em que foi anunciada a redução do IPI não foi beneficiado pela queda de preços, pois vale o preço fixado no contrato de compra. “O tributo já havia sido pago à vista antes da mudança.
As condições são fixadas na data em que o consumidor compra o carro”, diz Carlos José Guimarães, professor de direito do consumidor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

De acordo com a Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (ANEF), contudo,
caso a nota ainda não tenha sido emitida e o carro ainda não tenha sido entregue, o consumidor ainda pode tentar renegociar o preço a ser praticado.

Pagamento à vista

Quem tiver pago o carro à vista antes da redução do IPI e ainda não o tiver recebido também não terá direito a pagar mais barato. Segundo o professor Carlos José Guimarães, nesta situação também vale o preço do dia de fechamento da compra. O atraso na entrega, a princípio, nada tem a ver com os reajustes.

Agora, se o consumidor tiver dado apenas um sinal para reservar um carro que ainda não tenha sido faturado, para só depois da entrega pagar à vista, então é possível pleitear um preço menor. “Neste caso, o carro ainda não está disponível, mas o consumidor quer reservá-lo mediante o pagamento de um valor simbólico. Aí pode ser praticado o preço após a queda do IPI”, diz Guimarães.

fonte: exame.com.br