quinta-feira, 27 de setembro de 2012

NOVIDADES SOBRE A NOVA FÁBRICA DA FIAT




A Fiat se prepara para mais um marco em sua história, após 36 anos da inauguração de sua primeira fábrica no Brasil e 10 anos de liderança no mercado nacional.
O Programa Pernambuco vai construir um novo polo industrial no Nordeste e beneficiar diretamente milhares de pessoas. Esse projeto abrirá uma nova frente de desenvolvimento econômico-social no país.
A fábrica da Fiat em Pernambuco será instalada em um terreno com 14 milhões de metros quadrados de área contínua, no município de Goiana. Ele comporta um complexo polo automotivo, composto pela fábrica, parque de fornecedores, centro de treinamento, centro de pesquisa e desenvolvimento, pista de testes e campo de provas. A concentração de todos esses processos produtivos em um mesmo parque industrial vai possibilitar o aumento da eficiência na linha de montagem.
Até a inauguração serão aproximadamente dois anos de obras. A terraplenagem começou em janeiro de 2012 e o início da produção está previsto para 2014.


Fonte: 
zippcar.blogspot.com.br

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Inovar-Auto: quem investir em pesquisa e inovação terá desconto no IPI



Governo sanciona lei que beneficiará montadoras que investirem em tecnologia e eficiência.


Foi sancionada ontem (18) a Lei 12.715, que amplia o Plano Brasil Maior e cria incentivos para diversos setores da economia, entre eles, para a indústria automotiva. A publicação no Diário Oficial da União institui o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores, o Inovar-Auto. A nova lei beneficiará quem investir em tecnologia e eficiência energética com direito a descontos tributários, o que poderá levar a redução no preço dos automóveis.
O programa tem por objetivo apoiar o desenvolvimento tecnológico, a inovação, a segurança, a proteção ao meio ambiente, a eficiência energética e a qualidade dos automóveis, caminhões, ônibus e autopeças. Ele funcionará na forma de concessão de créditos sobre o recolhimento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para empresas que já produzam no país ou que tenham o projeto aprovado para a instalação de fábrica.
Para ter acesso ao benefício, as empresas terão de obter habilitação concedida em conjunto pelo Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O ingresso no programa está condicionado ao comprometimento da empresa em atingir níveis mínimos de eficiência energética e ao cumprimento de ao menos três de quatro itens.
São eles: Realização de atividades fabris e de infraestrutura de engenharia, diretamente ou por terceiros; 
Realização de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, diretamente ou por terceiros; 
Realização de dispêndio em engenharia, tecnologia industrial básica e de capacitação de fornecedores, diretamente ou por terceiros; e Adesão da empresa a programa de etiquetagem veicular, exceto quanto aos veículos com motor de pistão, de ignição por compressão (diesel ou semidiesel).
De qualquer maneira, o poder executivo ainda tem de regulamentar detalhes como limites e conduções para que as empresas se habilitem ao Inovar-Auto. O benefício será válido por 12 meses, a partir da concessão, e poderá ser renovado por mais um ano. No caso da instalação de fábricas, ele só será estendido caso o cronograma do projeto tenha sido cumprido.

Importados

O Inovar-Auto também suspende o IPI incidente nos veículos importados quando eles chegam ao país, desde que a importadora se enquadre nos termos já mencionados acima. As marcas ainda poderão apurar crédito presumido do IPI mediante a aplicação de percentual estabelecido pelo poder executivo sobre a base de cálculo da alíquota na saída do estabelecimento importador.

O Inovar-Auto será válido de janeiro de 2013 até 31 de dezembro de 2017.