Mesmo com o crédito farto, Classe C mostra que mantém as contas na ponta do lápis
Tanto o sinal de entrada quanto as parcelas e o modo de financiamento, por meio de consórcio, foram milimetricamente calculados pela família nos últimos anos. “Antes, era difícil fazer esse tipo de compra com o orçamento apertado como o nosso, mas a mercadoria passou a ter um valor mais acessível. Soma-se a isso as condições de crédito”, avalia Jocenir.
João Pedro Salomão, presidente Regional da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac Sudeste II), afirma que, ao contrário do que a maioria pensa, o autofinanciamento por meio de consórcio requer, acima de tudo, consciência financeira por parte dos consumidores. “Antes, o predomínio era das classes A e B, mas nos últimos dois anos a participação da Classe C dobrou, o que mostra que o grupo está mais preparado e exigente”, explica João Pedro Salomão.
IPI reduzido e crédito barato no veículo 0Km
O terceiro corte consecutivo de juros para financiamento de veículos aliado à redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) tornou a compra do carro zero mais fácil. As taxas para financiamento de veículos novos, que antes iam de 0,95% a 1,99% ao mês, com média de 1,29%, passaram para 0,77% a 1,79% ao mês, com média de 1,09%.
OS JUROS PARA COMPRA DO CARRO
BANCO DO BRASIL E CAIXA
No BB, as taxas para financiamento de veículos novos passaram para 0,77% a 1,79% ao mês, com taxa média de 1,09%. Na Caixa, os juros estão de 0,75% a.m. para 1,65% (máxima). Mas as taxas e quota de financiamento variam de acordo com o relacionamento do cliente com o banco.
BRADESCO E ITAÚ
No Bradesco, as taxas vão de 0,97% a 2,83% e valem para entrada de 40% e prazo de 60 meses. No Itaú, a taxa mínima, que foi reduzida para 0,99% ao mês no dia 23 de abril, permanece, assim como a máxima, de 2,39% ao mês.
HSBC E SANTANDER
No HSBC, os juros do CDC vão de 0,98% a 2,45%, para financiamento de até 60 meses. No Santander, a mínima é de 0,98% e a máxima, de 2,45%. As condições dependem do perfil e tempo de relacionamento com o banco.
COMO POUPAR EM GRUPO
1. O sistema de consórcios é a modalidade de acesso ao mercado de consumo baseado na união de pessoas físicas ou jurídicas, em grupo fechado;
2. A finalidade do consórcio é formar uma poupança comum destinada à aquisição de bens e serviços, por meio de autofinanciamento;
4. Consorciados, também conhecidos por cotistas, contribuem com parcela destinada à formação de poupança comum;
5. Além das parcelas, cotas, estabelecidas, o participante terá de arcar com taxa de administração, calculada sobre o valor do crédito contratado. O prazo de duração do grupo também vem estabelecido em contrato;
6. Todos os participantes do consórcio têm o direito de utilizar essa poupança para a aquisição de bem ou serviço, de acordo com as regras previstas no contrato, que pode ser por meio de sorteio ou lances livres ou fixos
Fonte: http://odia.ig.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário