quarta-feira, 18 de julho de 2012

Fiat lança máquina de café expresso para 500L


Não é mistério que todo italiano legítimo gosta de um bom café expresso. A Fiat soube bem como aliar esse costume ao lançamento recente de sua nova minivan: a 500L. A montadora selou uma parceria com a fabricante de máquinas de expresso Lavazza – originária da Itália – que torna o 500L o primeiro veículo do mundo capaz de produzir café em seu interior.



A cafeteira tem o formato de uma garrafa térmica e fica entre os bancos dianteiros, encaixada no porta copos central. O melhor é que ela não precisa de fiação para funcionar. Basta encher a base máquina com água e coloca-la no compartimento. Um sistema interno de aquecimento ferve a água, que se mistura com uma cápsula de café moído dando origem a um expresso em poucos segundos. Para manter o carro limpo o kit inclui, ainda, duas xícaras com encaixe para o 500L, suportes para colheres e um recipiente de açúcar.

Mas ter café fresquinho durante o trânsito não sai barato. O acessório deve custar em torno de 250 euros, o equivalente a R$ 621 na cotação desta terça-feira (17). Por enquanto, os brasileiros não vão poder desfrutar da bebida enquanto dirigem. O “Coffee Experience”, como foi chamado o kit, será vendido apenas com o 500L, que ainda não tem planos concretos de expandir sua produção para além da Europa. A montadora italiana mostrou que sabe como agradar seus conterrâneos.

Fonte:  http://revistaautoesporte.globo.com

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Aperitivo: Fiat mostra crossover 500X na Itália


    A Fiat surpreendeu os jornalistas presentes no evento de lançamento da minivan 500L, nesta terça-feira (3), em Turim (Itália) – cidade natal da montadora. Por cerca de 18 segundos, uma parede se abriu no local onde era realizada a apresentação do Cinquecento "tamanho familia". E, ao fundo, estava o crossover compacto 500X, próximo integrante da linha formada pelo hatch, o conversível 500C, a versão apimentada da Abarth e a 500L.

Pouco se sabe até o momento sobre o 500X. A plataforma é a mesma da minivan, mas fontes da montadora informaram que o crossover terá cerca de 4,2 metros de comprimento – será o maior modelo da família retrô. Na Europa, o utilitário compacto sucederá o Fiat Sedici, que é uma versão da marca italiana do Suzuki SX4, mesmo modelo vendido atualmente no Brasil. Também já é sabido que haverá versões com tração apenas dianteira e integral (4X4).

Outra informação já confirmada é que o 500X servirá de base para um novo crossover da Jeep, possivelmente o substituto do Compass – porém com dimensões um pouco menores que o modelo atual da marca lameira do grupo Chrysler. O modelo será produzido junto com o 500X na fábrica de Mirafiori, em Turim, mas a montagem está prevista para começar apenas em meados de 2014. Antes disso, a Fiat inicia a produção do seu crossover, já em 2013.

Para os brasileiros, a boa notícia é que o crossover tem chances de vir ao país. E melhor: com produção local. Conforme publicamos na edição de maio de Autoesporte, a Fiat cogita encerrar a fabricação do hatch médio Bravo, que (assim como no Brasil) não vai bem nas vendas europeias. Desde o lançamento, o modelo não consegue competir com Ford Focus e VW Golf. Sendo assim, o 500X pode substituí-lo na Itália e também por aqui – em 2014.

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com