O modelo deve ser apresentado aos brasileiros no próximo dia 24, no Salão do Automóvel.
Um carro pequeno em tamanho e majestoso em sofisticação. Assim está sendo definido o Fiat 500 Cabrio pela grande maioria dos críticos do mercado automotivo. Ele tem sido eleito como uma ótima escolha para os amantes do caótico trânsito urbano e é preferência entre o público feminino por conta do designer compacto.
É que a montadora italiana está entrando de cabeça na onda dos carrinhos retrô. O Fiat 500, ao contrário do que muita gente pensa, não é novidade. O Cinqüecento, pronuncia-se “Tchinquetchento” em italiano, começou a ser produzido pela Fiat entre 1957 e 1975, criado por Dante Giacosa.
Alguns informantes da Fiat já confirmaram que o modelo será vendido no Brasil em 2013. Outras informações dão conta de que ele já estará em nossas praças a partir de novembro.
Uma grande expectativa para quem está interessado no veículo é que ele será uma das grandes atrações da montadora italiana durante o Salão Internacional de São Paulo 2012, que abre suas portas no próximo dia 24 e até o dia 4 de novembro, no Anhembi.
O objetivo da Fiat é agregar mais modelos da linha premium no seu leque de opções.
Detalhes
Com 3,55 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,52 m de altura e 2,30 m de entre-eixos, ele arranca olhares por onde passa. É claro que os motoristas mais altos terão dificuldades. Daí a explicação de uma grande preferência do público feminino pelo modelo. Pensando nisso, a Fiat também garantiu um banco ajustável.
O Fiat Cabrio apresenta duas possibilidades para o motor. A primeira delas é a do 1.4 EVO Flex (o mesmo do Uno). Está disponível nas versões de entrada, com 88 cv de potência máxima e 12,5 mkgf de torque.
A segunda opção, que vai ser bastante massificada na versão 2013 conta com o moderno 1.4 16V MultiAir a gasolina, com 105 cv de potência máxima e 13,6 kgfm de torque.
É um novo equipamento que controla a entrada de ar e a combustão, garantindo o controle dinâmico da entrada de ar cilindro por cilindro. Isso é possível porque ele dispõe de um acionamento eletro-hidráulico das válvulas. O objetivo da Fiat com essa novidade? Garantir melhor desempenho e economia de combustível para o pequenino veículo.
As 16 válvulas do propulsor a gasolina rendem 6.500 rotações por minuto e o torque chega à sua potência máxima quando atinge 4 mil rpm e 13,6 Kgfm. Uma caixa automática sequencial de seis velocidades também fica acoplada ao motor.
No câmbio, o motorista contará com três opções: manual de cinco marchas (para os dois motores), automatizado Dualogic de cinco marchas (1.4 EVO Flex) e automático de seis marchas (1.4 16V MultiAir).
Novas molas, amortecedores e batentes também visam garantir mais firmeza na dirigibilidade principalmente em curvas e declives.
Alguns equipamentos já confirmados para o conversível são:
• Sete airbags (frontais, laterais, janela e de proteção ao joelho do condutor)
• Ar-condicionado digital
• Bluetooth
• Sensor de estacionamento traseiro
• Volante multifuncional revestido em couro (com piloto automático e comandos de áudio)
• Dispositivo eletrônico permite o acionamento da capota
• Rádio CD Player, com reprodução de arquivos em MP3
• Freios a disco nas quatro rodas, aliado ao sistema antitravamento (ABS)
• Acabamento em couro
• Ar-condicionado digital automático
• Sistema de som Bose
Quem já testou os sistemas, confirma por exemplo, que realmente funcionam e são diferentes da maioria dos comandos de voz encontrados em outros modelos. É o caso do sistema BlueeMe, que emparelha o celular via Bluetooth. Basta o condutor dar comando "telefone" e "ligar" que ele já operacionaliza as ligações. Também permite ligar ou desligar o sistema EcoDrive, que busca reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes. O proprietário pode acessar e analisar as informações conectanto um pen drive, que grava os dados.
Segurança
Já querendo atingir um público específico que se interessa por maior segurança, ganham destaque os sistemas de segurança e de assistência:
• ESS - Emergency Stop Signaling ou sinalização de frenagem de emergência;
• ESP - controle de estabilidade que dá bons resultados na suspensão
• ASR - Anti Slip Regulation ou controle de tração
• BAS - Brake Assist System
• ISOFIX - novo padrão de fixação de cadeirinhas infantis
• Função SPORT - direção mais firme, adequada a uma condução esportiva
• Direção elétrica Dual Drive
• Sistema de entretenimento Blue&Me
• Freios ABS com EBD e Hill Holde - sistema que ajuda o motorista nas arrancadas em aclives ou declives. Faz com que o veículo não desça até que o controle de embreagem seja realizado. Assim, garante arrancadas fluidas e seguras.
Para quem já pilotou os 1.130 kg do conversível, todas essas ferramentas são importantes, pois garantem, aliadas às dimensões do possante, uma dirigibilidade mais ágil.
As trocas suaves e as boas respostas têm deixado muitos consumidores satisfeitos, pois tornam o modelo ainda mais adequado para a condução na cidade.
Quando o motorista pressiona o botão Sport no painel, as mudanças de marchas executam em rotações mais altas e a direção fica mais firme. É uma estratégia bastante utilizada para aventuras em estradas sinuosas.
A Fiat garante que 0 a 100 km/h é feito em 12,6 segundos e que o consumo de combustível é de 12,3 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada.
Fonte: salaodocarro.com.br/lancamentosl
Nenhum comentário:
Postar um comentário