sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Como economizar com gastos no seu carro


Todo o motorista que depende do carro frequentemente sabe que alguns gastos não tem escapatória. E mesmo quando o orçamento da família está apertado, eles olham para o carro achando que não tem como gastar menos com o veiculo, afinal de contas praticamente tudo que é gasto em manutenção é necessário para que ele continue andando com segurança. Mas se engana quem pensa que não é possível economizar nada em relação aos gastos automotivos. Algumas medidas simples podem sim fazer com que o motorista economize uma boa grana para sair do aperto ou para investir em alguma outra coisa.

Economizando com o combustível:



Colocando na ponta do lápis, realmente o que é gasto com combustível para manter um carro andando todos os dias é muito dinheiro. Algumas pessoas pensam que o difícil mesmo é conseguir pagar o carro, mas na verdade é complicado também ter o dinheiro para a gasolina do dia a dia. Mas algumas medidas que os motoristas podem tomar no seu dia a dia podem garantir uma economia um pouco maior neste quesito. E neste caso o que realmente conta é levar em consideração a economia do dia a dia. Os poucos centavos que o motorista poderá economizar toda vez que vai no posto de gasolina pode fazer uma grande diferença no final do mês.

Por isso, a pesquisa de preço ainda pode ser uma grande vantagem na hora de economizar com o combustível. Dados da Agência Nacional do Petróleo atestam que existe uma grande diferença entre o que é cobrado em postos de gasolina. Se a pessoa escolher sempre abastecer no posto que cobra mais barato poderá economizar uma boa grande ao final do ano. Mas é claro que é importante que o motorista realmente fique atento a qualidade da gasolina que está sendo comprada. Para ajudar neste quesito a ANP coloca a disposição no site www.anp.gov.br uma lista com locais autuados por venda de combustível irregular. E evite sempre os postos que ficam localizados em avenidas de grande movimento ou de estradas, pois nestes locais geralmente a gasolina é mais cara.

Economizando na lavagem:


Uma outra dica para se poupar um dinheiro é na hora de lavar o seu carro. Hoje em dia, como a concorrência é sempre grande entre os postos de gasolina, cada vez mais as empresas estão promovendo promoções e vantagens para fidelizar os seus clientes. Dentre estas promoções, é muito comum encontrarmos postos com promoções do tipo abasteça 20 litros e ganhe uma lavagem de graça  ou alguma promoção similar. Pois saiba que conseguido aproveitar estas promoções, os motoristas poderão economizar em média R$ 300 no ano. Realmente é uma boa economia apenas na hora de lavar o carro.

Economizando na hora de trocar o óleo:


Um outro gasto que e praticamente fixo que os motoristas possuem na manutenção do veículo é a troca de óleo. Para ajudar também na hora desta troca, também existe um pequeno truque. Muitos motoristas procuram, por comodidade, a troca nas concessionárias autorizadas da montadora ou ainda nos posto de gasolina. Mas neste locais geralmente o motorista também paga mais do que se optar pela troca em lojas especializadas neste segmento. Segundo pesquisas  que foram realizadas recentemente na hora de pesquisar o preço para troca de óleo, os motoristas poderão economiza até R$ 475 reais se optarem por fazer o serviço em redes de lojas especializadas apenas na troca de óleo e deixando de lado as autorizadas e também os postos de gasolina que cobram mais caro pelo serviço.

Cuidando da calibragem dos pneus:



A calibragem dos pneus também pode ser uma manutenção muito importante na hora de economizar o consumo de combustível dos carros, além é claro de ser fundamental para segurança do carro de uma forma geral. Na medida que a pessoa vai usando os pneus ele vai perdendo o ar interior. Mesmo que os pneus estejam realmente em excelente estado, eles acabam tendo esta perda naturalmente. Quando os pneus estão murchos e mesmo assim os motoristas rodam muito com eles, é provável que se tenha um desgaste da banda de rodagem e também nos ombros. E como a superfície do pneu está mais em contato com o solo, isso exige que o veículo tenha mais força para superar o atrito em grande quantidade. De acordo com a estimativa de algumas fabricantes de pneus, o aumento de consumo com 4 libras/pol2 (psi) a menos aumenta o consumo em até 20%. Aplicando o exemplo genérico, o consumo anual de etanol aumentaria para 4 455,71 reais, ou seja, 742,62 adicionais.

Economizando na hora do estacionamento:




Quando o motorista pensa nas contas relacionadas ao veículo também devem levar em consideração que grande parte dos motoristas também precisam pagar estacionamento cada vez que se desloca. Por exemplo, nas grandes cidades, como São Paulo, muitos motoristas que usam o seu carro para ir para o trabalho precisam pagar estacionamento. Só que o grande problema é que muitas pessoas acabam estacionando perto do trabalho, e nas regiões mais valorizadas, que também estão concentradas a maioria dos escritórios, os motoristas vão acabar pagando bem mais para guardar o seu carro. Por isso, experimente procurar estacionamentos mais baratos, andar um pouco mais para chegar ao trabalho pode compensar na hora do fechar as contas no final do mês.

IPVA:




Outro gasto que nenhum motorista que quer continuar rodando com o seu carro é o imposto para o governo conhecido como IPVA. Mas até mesmo neste ponto é possível economizar se o motorista conseguir se planejar. Muitas cidades oferecem desconto para o pagamento antecipado à vista do imposto. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o motorista que consegue quitar o seu imposto a vista poderá economizar 3% no valor total.




Fonte: salaodocarro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário