Desde que criou o primeiro veículo de passeio com motor a álcool do Brasil, em 1979, a trajetória da Fiat Automóveis tem sido marcada pelo pioneirismo.
O Fiat Siena 1.4 Tetrafuel – o primeiro veículo do mundo a rodar com quatro combustíveis: álcool hidratado; gasolina brasileira (que atualmente possui 20% de álcool); gasolina pura, como a existente em outros países da América Latina e Europa; e Gás Natural Veicular, ou GNV.
Além de poder utilizar estes diferentes combustíveis, há uma única central eletrônica que gerencia o uso deles de forma integrada, alternando-os de acordo com a necessidade de momento, sem interferência do motorista. Ou seja, quem decide qual o combustível mais adequado a cada instante é a centralina, deixando o motorista livre para concentrar sua atenção em dirigir o carro.
Basicamente a centralina – cérebro eletrônico – gerencia duas galerias de bicos injetores (flautas), sendo que cada uma tem quatro válvulas injetoras para alimentar o motor. Uma galeria injeta o combustível no estado líquido (álcool, gasolina e nafta) enquanto a outra faz a injeção do gás, quando necessário.
De acordo com a fabricante, o TETRAFUEL tem um software especial, que foi desenvolvido para proteger o motor e os componentes contra os efeitos colaterais apresentados com o uso do GNV, como bomba de combustível líquido, injetores e válvulas de escape. O processo é todo automatizado, desde a partida e funcionamento do motor até o desligamento.
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